domingo, 4 de outubro de 2009

Coluna 05/10/09 - 0001



Encontro de adversários
Ironia do destino ou não, o fato é que dois prováveis adversários nas eleições de 2010 para o governo do Estado, se encontram hoje à noite em Passo Fundo. Será o primeiro encontro depois da divulgação de duas pesquisas de intenção de voto em que apontam o ministro da Justiça Tarso Genro, do PT, em primeiro lugar, e Beto Albuquerque, do PSB, em terceiro lugar. E, o mais provável é que os dois sigam juntos para Brasília, logo após o evento. Vão dialogando, com certeza.


Motivação
Tarso e Beto participam da abertura do Seminário de Defesa do Consumidor promovido pela Faculdade de Direito da UPF. Tarso, porque é ministro da Justiça e vai anunciar recursos para segurança pública. Beto, porque o parlamentar foi um dos idealizadores da Apadecon. Esta foi a primeira entidade criada em Passo Fundo para defender os direitos do consumidor. Foi no período em que todos os brasileiros eram considerados os fiscais do Sarney e os donos de supermercados eram presos pelas constantes remarcações de preços.


Vantagens
A aparição de Beto Albuquerque na terceira posição em duas pesquisas (Ibope e Methodus) foi um salto para os socialistas que querem construir uma outra possibilidade de candidatura, que fuja do ranço polarizado das eleições anteriores. Dos aspectos positivos deste resultado pode-se afirmar que Beto é o menos conhecido entre todos que são citados pelas pesquisas: Tarso é ministro, já foi prefeito da Capital por três ocasiões, e já disputou o governo do Estado. Germano Rigotto é ex-governador e José Fogaça, que também aparece em uma das simulações do Ibope, é prefeito reeleito de Porto Alegre, além de ter sido senador por dois mandatos. Sem falar na atual governadora Yeda Crusius.


Resposta
Beto disse ontem que o resultado não significa a preferência do eleitor por seu nome, mas uma resposta às disputas anteriores. Para ele, está ficando provado que os gaúchos buscam alternativas. Ele acredita que este é um sinal a ser interpretado pelos partidos que querem construir a via alternativa.


Convite
Corre a boca pequena que a vinda do ministro Tarso Genro a Passo Fundo também tem outras intenções. Tarso teria marcado um encontro com o prefeito Airton Dipp para convidá-lo a integrar a chapa como candidato a vice ao governo do Estado. A conversa de que Dipp será o vice do PT em 2010 não é nenhuma novidade. Surgiu durante a eleição do ano passado. Mas, o próprio prefeito tratou de desmentir qualquer pretensão desta natureza. Disse que permanecerá prefeito até o final do mandato, pois foi para este cargo que o povo de Passo Fundo o elegeu. Como em política não há lógica, é preciso ter paciência. Só o tempo dirá.


Trânsito
Os motoristas que circulam com seus carros em Passo Fundo precisam colaborar. As mudanças que estão sendo feitas passam por um processo de maturação e devem ser assimilada. Ta complicado? Está, sem dúvida. Mas, vamos convir que a maioria dos motoristas não cumpre 1% do que está na cartilha do bom condutor. A falta de respeito com as normas, com os pedestres, com a sinalização impera por estes pagos.


Rápidas
Notícias de bastidores sobre possível ingresso do vereador Diógenes Basegio no PMDB foi pura especulação.
Basegio está fechadinho no PDT e já tem dobradinha para 2010. Será com Giovani Cherini que vai para federal.
Aliás, Basegio não tem a menor intenção de sair do PDT e nem o partido permitiria, pois cairia por terra todo o esforço que fez para conquistar o DEM para ampliar a base aliada.
Comenta-se a boca pequena, que o vereador Patric Cavalcante não tem facilitado o avanço dos projetos do Executivo na Câmara. O DEM quer mais cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário