domingo, 18 de outubro de 2009

Coluna 19/10/09 - 0002

O boom de Chapecó
Chapecó é uma cidade do porte de Passo Fundo. Com a diferença de ser mais jovem (92 anos) e de ter tido um certo planejamento urbano. É a cidade de maior prestígio no Oeste catarinense, pois é considerada a geradora do desenvolvimento regional. Tem instaladas no município algumas das maiores empresas do país, como a Aurora, Sadia, Alibras, que produz cervejas e refrigerantes, e várias empresas na área do comércio. O comércio, aliás, é fortíssimo. As grandes lojas abrem aos sábados e aos domingos.


Shopping
No último sábado, antes de encerrar a Efapi, os empresários Wanderlei Berlanda e Antonio Rebelatto, anunciaram a construção de um shopping. Será o primeiro empreendimento dessa natureza naquele município. Para quem não lembra, o empresário Berlanda é ex-proprietário da rede Base de varejo cuja sede ficava em Chapecó e que foi incorporada pelo Magazine Luiza. O shopping será construído com capital financeiro próprio. Rebelatto fundou a Cervejaria Kilsen, também sediada no Oeste de SC. O shopping ocupará uma área de 50 mil metros quadrados e a construção exigirá um desembolso superior a R$ 60 milhões.

Emprego
O reflexo disso tudo em Chapecó é que sobram empregos. Aliás, muitas empresas estão contratando trabalhadores do outro lado do rio Uruguai para dar conta da demanda. O serviço de transporte das empresas busca diariamente operários contratados em Nonoai e Três Palmeiras, no RS. O serviço de carro de som anuncia a existência de vagas de manhã à noite. Chapecó, sem dúvida, vive um de seus melhores momentos.

Consequências
Mas, como nada vem de graça, uma das consequências desse crescimento estrondoso está no trânsito. Mesmo com avenidas largas e melhor planejadas do que Passo Fundo, os dias de semana não têm sido fáceis para os motoristas chapecoenses. Nesse aspecto, as semelhanças com Passo Fundo são várias. O município também instalou lombadas eletrônicas por toda a cidade. Lá, a velocidade máxima é de 50 km. A tranqueira nas horas de pico tem sido uma constante e as vias públicas estão igualmente esburacadas. Tal como aqui, choveu muito nos últimos meses e isso acabou atrapalhando a conservação do asfalto.

Mudança
Uma fonte revelou esta semana que a prefeitura já admite a possibilidade de alterar a velocidade das lombadas eletrônicas, passando o limite para 50 km. Com os equipamentos funcionando para valer a partir desta segunda-feira, o município fará uma avaliação de como vai se comportar o fluxo para então tomar a decisão. A regra de estabelecer o limite em 40 km foi tomada para padronizar a velocidade.


PCdoB quer espaço
O PCdoB não quer participar de aliança política para mera figuração. Quer espaço, quer poder se expressar. Por essa razão, há uma forte tendência de fechar uma aliança com os socialistas. Foi positiva a experiência da campanha para prefeito de Porto Alegre, no ano passado, em que a deputada federal Manuela D´Ávila foi candidata e o deputado federal Beto Albuquerque foi o coordenador da campanha.

Solidez
Segundo Manuela, que esteve esta semana em Passo Fundo, o PCdoB tem uma relação sólida com o PSB. Há muitos anos compõe o bloco socialista na Câmara dos Deputados e são partidos ideologicamente mais próximos.

Um comentário:

  1. Aha, Achei minha primeira editora!!!
    Já tá linkada nos favoritos!
    Vou acompanhar aqui também
    Abraço

    ResponderExcluir