segunda-feira, 9 de novembro de 2009

coluna 09/11/09 - 0004

Novos rumos

Avaliação feita por uma fonte, a esta colunista, na semana que passou, é um prenúncio de que as coisas devem mudar no PDT, quando o assunto é eleição 2010. O que parecia definido, não está mais. O vereador Diógenes Basegio está sendo convencido de que o melhor para ele será disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. Basegio fazia movimentação para concorrer à Assembleia, em dobradinha com Giovani Cherini, que quer deixar Porto Alegre e rumar a Brasília. No entanto, depois da vinda do presidente do PDT estadual Romildo Bolzan a Passo Fundo as coisas começaram a mudar.

Margem

Não foi só porque Romildo disse que Basegio concorreria a federal e o vereador Luiz Miguel a estadual. Na verdade, o PDT tem muitos candidatos a deputado estadual nesta região e todos são fortes como Gilmar Sossela, que ampliou a base eleitoral, e o ex-prefeito de Victor Graeff, Flávio Lammel, que deve ocupar o espaço de Cherini. Já a disputa para federal há margem para crescimento já que o número de candidatos da região é menor.

Dobradinha

A avaliação que pesa mesmo para a decisão de Basegio é a cobrança que o partido fará caso ele insista na eleição para deputado estadual e não se eleja, em função da pulverização de votos de outros candidatos. Ao que tudo indica, o PDT está encaminhando uma dobradinha local Basegio e Luiz Miguel em 2010.

Simpatia

A decisão de PDT e PTB de formar uma aliança para o Palácio Piratini atrai especialmente o DEM. Os Democratas veem nesta composição uma forma de desbancar a governadora Yeda Crusius, que começa a crescer aos olhos da oposição, especialmente depois do arquivamento do processo judicial contra ela e do arquivamento do pedido de impeachment na Assembleia. O sentimento da oposição é de que o tiro saiu pela culatra e a governadora está conseguindo transmitir, subliminarmente, o recado de que foi perseguida até agora. "Deixem a mulher trabalhar!" É a expressão mais ouvida entre populares. As próximas pesquisas devem mostrar reação.

Disposição

O DEM está disposto a participar de uma aliança, desde que em torno do deputado federal Vieira da Cunha. Pompeo de Matos representa a ala do PDT que busca aproximação com o PT. Para os Democratas esta hipótese é inconcebível.

Terceira via

O rompimento do PDT e do PTB com o grupo do deputado federal Beto Albuquerque, na busca por uma via alternativa ao Piratini, não inviabiliza a pré-candidatura do passo-fundense. Beto está com um bom posicionamento de marketing e um discurso que congrega. PP e PPS continuam no páreo para uma possível composição. E o socialista mantém-se entre os nomes fortes para encabeçar a terceira via. O segredo de Beto está na comunicação.

Rápidas

* Deputado Luciano Azevedo diz que em quatro anos ampliou sua base para mais de cem municípios, todos visitados com regularidade pelo parlamentar.
* Estava no Twitter de Mercadante: "e a despedida do Lula, com 80% de popularidade, vai comover o povo brasileiro. O terceiro mandato de Lula é Dilma".
* Outra do Twitter: "não pense que pisar no freio ou parar na faixa é careta. É salvar vidas".


O rompimento do PDT e do PTB com o grupo do deputado federal Beto Albuquerque, na busca por uma via alternativa ao Piratini, não inviabiliza a pré-candidatura do passo-fundense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário