segunda-feira, 16 de novembro de 2009

coluna 16/11/09 - 0005

Maturidade

O deputado Luciano Azevedo, PPS, mostrou na semana passada que a disputa política pode, e deve, ficar somente no campo das idéias. Ao indicar o prefeito Airton Dipp para receber a Medalha Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho a figuras públicas, deu exemplo de superação. Foi inteligente, como mencionou o próprio prefeito no discurso que fez durante a sessão solene em que recebeu a medala. Luciano enfrentou por duas vezes o prefeito Dipp em eleições pela prefeitura de Passo Fundo. O segundo embate foi bastante duro, especialmente no último debate de TV quando o parlamentar jogou todas as cartas que tinha para tentar virar o jogo.

Emoção

Passado este processo, o negócio é cada um fazer a sua parte. Foi o que Luciano e Dipp fizeram. Dois grandes homens da política passo-fundense. Maduros, sabem separar uma disputa eleitoral daquilo que é interesse coletivo. O prefeito Dipp, sempre muito discreto, não escondeu a emoção ao receber a Medalha Mérito Farroupilha. Ficou ainda mais emocionado quando viu o número de pessoas que saíram de Passo Fundo para assistir a sessão às 18h de uma segunda-feira. Dois ônibus lotados e algumas dezenas de carros.

Decisão

O ex-governador Germano Rigotto está certo ao avaliar o que deu errado na eleição de 2006 quando buscou a reeleição ao Piratini. Demorou demais para se decidir enquanto os demais candidatos já estavam com campanhas na rua. Como está praticamente definido que o candidato do PMDB deste ano será José Fogaça, Rigotto tem duas alternativas: ou vai para o Senado, que é o seu desejo, ou volta para a Câmara dos Deputados, o que seria bom para o partido, pois certamente o ex-governador seria um puxador de votos. Anuncia a decisão daqui a duas semanas.

Fogo

Não coloquem na mesma sala os vereadores Patric Cavalcante, do DEM, mas jovem partido aliado da administração de Dipp, e Luiz Miguel Scheis, do PDT. O debate pega fogo e não há bombeiro para apagar o incêndio.

Foi melhor

Na primeira gestão do prefeito Airton Dipp, quando havia uma enorme expectativa em relação a vinda de novas e grandes indústrias para Passo Fundo, a decisão da Nestlé em optar por Palmeira das Missões foi o mesmo que jogar um balde de água fria. Muitos criticaram a ausência do município em conquistar a indústria. Passados alguns anos, percebe-se que foi muito melhor para o município esta “perda”. No lugar da Nestlé veio a Italac, que já está a pleno vapor. A Nestlé, por sua vez, não instalou indústria alguma em Palmeira das Missões. Está apenas com a coleta do leite. É aquela coisa, há males que vem para o bem.

Procura

Cresce a procura de empresas ligadas à logística que buscam se instalar no município. Não são uma e nem duas. São várias as propostas. Uma delas vem do interior de São Paulo. Já aprovou o projeto, mas ainda não a divulgação. Será investimento pesado no ramo. Isso reforma a estimativa de que Passo Fundo se transformará, muito em breve, na terceira região metropolitana do Estado.


Rápidas
· Não esqueça: você pode salvar vidas em vida. Basta ir ao hemocentro doar 10ml de sangue e se candidatar a doador de medula.
· Deputado Beto Albuquerque participa, em Bruxelas, esta semana da Conferência Européia de energias alternativas.
· Vai representando o Parlamento do Mercosul.
· Número de ruas às escuras em Passo Fundo impressiona. O que falta? São lâmpadas?


O prefeito Dipp, sempre muito discreto, não escondeu a emoção ao receber a Medalha Mérito Farroupilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário