segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Coluna - 13/12/2009 - 0009

Não devemos parar

O resultado apresentado pelo Painel do Desenvolvimento, realizado na segunda-feira, dia 7, pelo Grupo Editorial O Nacional, antecipando a apresentação do relatório do Planejamento Estratégico da agenda 2020 divulgada na quarta-feira, dia 9, pelo Conselho Municipal, merece destaque de algumas questões que são comuns aos dois eventos. Em primeiro lugar, tanto o Painel quanto o relatório apontam, em outras palavras, que o crescimento de Passo Fundo não se limita aos trevos da cidade. Ele está diretamente vinculado ao desenvolvimento da região. E, a região deve, obrigatoriamente, interagir com outras regiões quer geograficamente próximas ou não.

Responsabilidade

Um outro ponto trata do envolvimento de todos os segmentos sociais e econômicos. Não podemos mais ter atitudes individualistas e pensar somente no nosso umbigo. A atual dinâmica do mundo requer outra postura diante das coisas. É preciso participação e comprometimento. Além disso, ficou claro que se não houver continuidade e ações, não iremos a lugar nenhum. O Jornal O Nacional, que em 2010 completa 85 anos, sendo talvez a empresa mais antiga de Passo Fundo a permanecer plenamente ativa por oito décadas e meia, tomou para si a responsabilidade de manter vivo este debate, quer mostrando as diversas movimentações, quer cobrando atitudes. Papel este que sempre foi regra da empresa ao longo destes anos.

Exemplo

Aqueles que acham que vão a algum lugar pensando pequeno ou de forma egoísta, enganam-se. Quero aqui mencionar algumas pessoas que, de forma espontânea, deixam o conforto de suas vidas particulares para se dedicar à construção de projetos importantes à sociedade. São muitos, mas friso para homenagear a tantos, a dedicação dos professores Elmar Floss e Eduardo Finamore que estão no comando de dois importantes grupos respectivamente o Conselho Municipal de Desenvolvimento e o Corede.

Resposta

Vereador Patric Cavalcante encaminha nota para colunista para dizer que o ingresso do Democratas na base do prefeito Dipp foi para contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico do município de Passo Fundo. E que, a Comissão presidida por a de Educação e Bem Estar Social tem, no momento, apenas quatro processos em tramitação. Passaram pela Comissão neste ano, 69 processos e a Cebes liberou todos respeitando o prazo regimental, não trancando, dessa forma, nenhum projeto do interesse do Poder Executivo nem dos demais vereadores. Gostaríamos de esclarecer ainda que o ingresso do Democratas na base foi para contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico do município de Passo Fundo.

Um problema nacional

Deixar projetos importantes para o final do ano é um problema sério no país. O Executivo tem parcela de culpa nesta história porque sabe que parlamentares aproveitam o período para barganhar e acaba também encaminhando tarde demais projetos que deveriam começar a ser discutidos muito tempo antes. O que acontece todos os anos na Câmara de Passo Fundo não é surpresa para mais ninguém, especialmente aos atentos que acompanham a política municipal. Um bolo de projetos importantes para serem votados e a negociação solta pelos corredores e salas do Legislativo Municipal. Até que os acordos não se fechem “em nome do interesse público”, nenhum projeto será votado.

Rápidas
Esse tipo de coisa só vai mudar quando a sociedade se der conta de que precisa escolher bem seus representantes e fiscalizar.
Não se surpreendam: Governador do Distrito Federal pode tentar recurso para disputar eleições de 2010.


Não podemos mais ter atitudes individualistas e pensar somente no nosso umbigo. A atual dinâmica do mundo requer outra postura diante das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário