segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Coluna 04/01/2010 - 0012

Tragédia anunciada

Um começo de ano para ficar na história das tragédias da humanidade. Um começo de ano de profundo pesar para os brasileiros. Os desmoronamentos em Angra dos Reis, na noite da virada contabilizavam até ontem 44 mortos. Tragédia anunciada segundo especialistas que analisaram o acidente. A camada de terra que tinha sobre a rocha foi encharcada pelas constantes e fortes chuvas e veio abaixo. O local, jamais poderia ser habitado já que pedras na beira do mar indicavam outras ocorrências de deslizamentos. A natureza foi implacável neste momento. Mas, devemos reconhecer que a ação do homem deu sorte para o azar.

Mea culpa

Geralmente não nos damos conta do quanto é predatória a ação do homem em relação à natureza. Se analisarmos nossas ações cotidianas de uma forma mais crítica, podemos observar que não fizemos quase nada para evitar tragédias como estas ou para melhorar o nosso mundo. Temos aqui bem próximo o exemplo do lixo. Reclamamos do Poder Público e da empresa responsável pelo recolhimento quando o serviço atrasa ou não é feito, mas nos preocupamos em separar o lixo e colocá-lo na hora certa da coleta? Nos preocupamos em não sujar a cidade, jogando lixo pela janela do carro ou do transporte coletivo? Nos preocupamos em não poluir o rio que leva o nome da cidade? É evidente que não.

Mais lixo

Há problemas sérios no recolhimento do lixo em Passo Fundo porque existe um processo licitatório litigioso em andamento. Os interesses, neste caso, são muitos. Mas, não podemos negar que cada vez que o município limpa o rio Passo Fundo retira toneladas de lixo dele. Certamente este lixo não foi parar lá sozinho. Além disso, uma das razões para a demora no recolhimento na cidade é a produção que aumentou de 120 toneladas para 300 toneladas/dia. Há problemas na esfera pública para resolver a questão do lixo, isso é certo. Mas, vamos reconhecer que temos também uma parcela de culpa nesta história. Lixo existe porque produzimos.

Argentinos

Hotéis da cidade começam a faturar com a passagem de argentinos e uruguaios rumo ao Litoral de Santa Catarina. O final de semana foi de hotéis movimentados em Passo Fundo e nas rodovias, filas de hermanos rumo as praias catarinenses.

Site

Novo site de O Nacional promete ser referência para as notícias da região. O retorno do público nestes três dias de trabalho foi altamente positivo. Havia uma carência que agora foi resolvida. As notícias serão publicadas em tempo real.

Nada carismáticos

O professor e historiador Antonio Kurtz Amantino, em entrevista ao jornal O Nacional fez análise procedente sobre o quadro eleitoral deste ano para a Presidência da República. Pela primeira vez, em muitos anos, os dois principais candidatos não são nada carismáticos. Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB, não tem nada de muito populares. As futuras equipes de marketing terão que trabalhar duro para mudar a imagem dos dois. E, certamente, aquele que se sair melhor levará vantagem.

Rápidas

* Será que o Executivo reapresentará o projeto da Secretaria da Segurança Pública na Câmara de Vereadores, em 2010? Será a terceira vez.

* Será que segurança pública não é um tema importante para os nobres edis?

* Ao que parece, não é mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário