sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Coluna 12/01/2010 - 0013

Decisão

O prefeito Airton Dipp tomou duas decisões importantes nos últimos dias em relação ao trânsito. A primeira delas, já no finalzinho do ano passado, admitiu publicamente que o trânsito não está bom e que as reclamações (e são muitas) procedem. Anunciou que se for preciso, vai mudar. A segunda decisão foi a de ser mais receptivo em relação a idéias externas que parecem mirabolantes. O prefeito determinou pessoalmente que todos os documentos que envolvem o trânsito sejam analisados por pessoas de fora da administração, mas que estão empenhadas em encontrar solução. Estes documentos foram levados, por exemplo, ao ex-prefeito Fernando Machado Carrion.

Trincheiras

Carrion participou de uma reunião da Comissão de Trânsito da Câmara de Vereadores e sugeriu como solução para os congestionamentos do centro, a construção de trincheiras em alguns cruzamentos, como o da Avenida Brasil com Sete de Setembro. A proposta passou despercebida, mas começa a ser levada em consideração diante das inúmeras tentativas para se resolver o problema sem sucesso.

Há 20 anos

O mais impressionante como foi revelado no final de semana por ON, é que soluções envolvendo grandes obras já foram apresentadas para a administração pública há mais de 20 anos, como contou o advogado Celso Gonçalves. Especialista na área, mostrou o documento feito a pedido do próprio prefeito Airton Dipp, quando da primeira administração, em que aponta a necessidade de grandes obras como a construção de túneis e viadutos.

Coragem

No mandato do prefeito Carrion, na década de 1980, ele foi responsável por obras que lhe custaram muitas viagens a Porto Alegre e Brasília, muitos pastéis lanchados em rodoviárias e aeroportos e muitas críticas. Carrion, que é engenheiro, fez algumas e talvez as últimas das principais obras do trânsito para Passo Fundo: a construção das perimetrais que retiraram na Avenida Brasil o trânsito pesado e constante das rodovias da região. Alguém imagina a cidade sem as perimetrais?

Superação

Carrion teve coragem de levar adiante o seu projeto, não dando ouvidos a quem lhe chamava de louco. Se as soluções para o trânsito passam por grandes obras então as autoridades competentes, aquelas que realmente decidem devem fazer como a metáfora da formiga surda: ela foi a única a escalar o pode de mel mesmo com um grupo de outras formigas gritando que ela não conseguiria. O debate sobre o trânsito está aberto e será promovido, na quinta-feira, pelo Conselho de Desenvolvimento da Câmara. Todos podem participar.

Consolo

O deputado Ronaldo Zulke, do PT, esteve esta semana em Passo Fundo, para um roteiro político e disse que o partido não descarta ter a parceria do PSB na aliança para o governo do Estado. Ele lembrou que os socialistas são parceiros históricos e estão com o governo federal e que o deputado Beto Albuquerque, mesmo dizendo-se um pré-candidato terá dificuldades para encontrar aliados. Resta saber se os socialistas aceitariam compor com o PT como mero consolo.

Rápidas

*Dos 950 pedidos de informações registrados no Posto Turístico da Funzuctur na entrada de Passo Fundo, próximo ao Posto BR, 70% foi de argentinos.

*Fase regional do Enart, depois de anos em Marau, será realizada em Passo Fundo este ano. Mérito do diretor presidente da Funzuctur, Antônio Reveillau.


Resta saber se os socialistas aceitariam compor com o PT como mero consolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário