segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Coluna 18/01/2010 - 0014

Beto ou Lara

Uma pesquisa vai definir o possível candidato da via alternativa. O PSB quer Beto Albuquerque e o PTB quer Luiz Augusto Lara. O que os dois tem em comum? São jovens e representam outra proposta fora do eixo PT – PMDB que vem polarizando as eleições dos últimos anos. “O Rio Grande do Sul precisa de uma Frente Ampla. Diálogo,competência e decência.Os mesmos de um lado contra os mesmos do outro lado não levará RS a lugar algum”, diz o socialista.

E o PDT?

É grande a expectativa para saber quem será o candidato do PDT a Assembléia legislativa? Se depender de Diógenes Basegio, como ON já publicou outras vezes, o partido só terá Giovani Cherini como candidato a deputado federal. Ele, pessoalmente, não esconde a ninguém que quer mesmo ir para a Assembléia. No entanto, a briga interna é grande com o vereador Luiz Miguel. E fora também há disputa, já que Basegio estaria disputando espaço com o deputado Luciano Azevedo, do PPS, que busca a reeleição.

Conhecer primeiro

Quando se emite opiniões é preciso conhecer primeiro sobre o que está se falando. Criticar por criticar é muito mais fácil. Há alguns anos se fala na bilhetagem eletrônica como uma forma de modernizar o transporte coletivo. Pois, invariavelmente, alguém levanta a bandeira de que esse sistema tira o emprego de cobradores. O que não é verdade. A bilhetagem eletrônica facilita a vida do usuário que vai ter em um cartão todas as passagens necessárias para seu transporte. Vai ajudar ainda a reduzir os assaltos a ônibus, pois não haverá tanta moeda em circulação. E, o equipamento que é instalado no veículo não fica sozinho e nem elimina a figura do cobrador. Ele vai continuar trabalhando. É só olhar os exemplos de Porto Alegre e da região metropolitana.

Matou a saudades

O ex-prefeito de Passo Fundo Fernando Machado Carrion matou a saudade dos tempos em que fazia seus discursos. Na quinta-feira falou por quase uma hora no Fórum sobre Trânsito, promovido pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento. Quem não o conhecia ficou impressionado com a capacidade de raciocínio em relação a fatos, pontos, números, projetos. Deu uma grande contribuição na busca por soluções.

Conselho

Mas, quem está de parabéns mesmo é o Conselho Municipal de Desenvolvimento que tomou a iniciativa de realizar o debate. Há muito não se via um evento mobilizar tantas lideranças e forças vivas da comunidade em torno de um tema. O plenário da Câmara esteve lotado por todo o tempo. Só o que não deve ser levado em consideração é quando as pessoas reclamam que levaram multas. Se foram multadas é porque cometeram infrações. Não fica bem para pessoas públicas fazer este tipo de reclamação, pois devem dar o exemplo.

Certo

Não leva multa que não comete erros, não dirige acima da velocidade permitida que é 40 Km/h nas lombadas eletrônicas (em breve passarão para 50Km/h) e 60 Km/h em alguns semáforos. Também faz parte do bom motorista respeitar o pedestre, as faixas de segurança, o estacionamento, usar o cinto, etc. Tudo isso se aprende quando se faz auto-escola e tudo isso é lei. Por isso, motorista que leva multa tem que ficar bem quietinho porque cometeu infração.


Rápidas

*Comentário retirado da Internet esta semana: Dona Rute Cardoso e Dona Zilda Arns são brasileiras que, por suas qualidades morais e capacidades intelectuais- poderiam , se quisessem, ter ocupado a cadeira de presidente do Brasil. Nos deixaram cedo demais.

*O presidente Boliviano que se auto-intitula um líder das Américas ainda não se pronunciou sobre a tragédia no Haiti. Pediu orações, mandou um avião da Força Aérea Bolivariana da Venezuela com médicos, especialistas em resgate e algumas toneladas de alimentos. E foi só

*Não há mais dúvida, a governadora Yeda Crusius é candidatíssima a reeleição. Será a oportunidade para defender o seu governo e projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário